segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Reciclagens curiosas


Porquinho feito com latinha de alumínio




cadeira feita com Cds




Decoração do quarto com Cds e Dvds





A Motorola lançou um telefone celular feito com garrafas de água recicladas, na expectativa de faturar com a tendência de produtos ecologicamente corretos.

O modelo é o primeiro aparelho neutro em carbono. O celular usa material reciclado para o casco e a companhia também prometeu compensar o dióxido de carbono usado na fabricação, distribuição e operação do celular por meio de investimentos em fontes de energia renováveis e em reflorestamento.

fonte: g1.globo.com

Luminária de garrafas




Luminária feita com anéis de lata de alumínio



Sacolas e carteiras feitas com material reciclavel



E por aí vão as idéias de produtos que são reaproveitados e inseridos novamente em nosso cotidiano de maneira sustentável. Dessa maneira, podemos contribuir com a diminuição e no consumo de novos produtos, que podem futuramente gerar mais lixo onde a natureza demorará mais tempo para decompor. Além do mais, teremos produtos pessoais, exclusivos e personalizados, tendo assim a nossa cara. Fique por dentro destas e de outras novidades.

Curiosidades...

Publicado por Thiago Silvestre

em 16 de novembro, 2007


1 – Os mais velhos resíduos do mundo foram encontrados na África do Sul e têm cerca de 140 mil anos de idade. Esse lixo milenar – que contém ossos, carvão, fezes e resto de cerâmica – oferece informações preciosas sobre os hábitos de vida do homem antigo.

2 – No ano 500 a.C., Atenas criou o primeiro lixão muinicipal, exigindo que os detritos fossem jogados a pelo menos 1,6 quilômetros das muralhas da cidade.

3 – O inventor inglês Peter Durand patenteou a lata de lixo em 1810.

4 – Aterros sanitários representam a maior fonte de metano produzido pelo homem. A cada ano, 7 milhões de toneladas de metano vão parar na atmosfera.

5 – Os americanos produzem 212 milhões de toneladas de lixo por ano, das quais 43 milhões de toneladas são restos de comida.

6 – Isso significa 711 quilos produzidos por habitante a cada ano.

7 – No Brasil, são 88 milhões de toneladas de lixo por ano, ou 470 quilos por habitante.

8 – Das 13.800 toneladas de lixo produzidas por dia na cidade de São Paulo, apenas 1% é reciclado.

9 – Curitiba é o município brasileiro que mais recicla: 20% de todos os resíduos.

10 – No mundo, o Japão é um dos países que mais reciclam: 50% do lixo é reaproveitado.

11 – Os americanos jogam fora 50 bilhões de latas de alumínio por ano.Todas as latas desse material que foram pra o lixo nos Estados Unidos nas últimas três décadas valem quase US$ 20 bilhões.

12 – No quesito alumínio, o Brasil vai bem: é o país que mais recicla latas no planeta. Em 2004, foram 9 bilhões de latinhas reaproveitadas ou 96% da produção total do país.

13 – Em 2002, o oceanógrafo americano Charles Moore vasculhou uma área de 800 quilômetros quadrados do Oceano Pacífico e encontrou 4,5 quilos de resíduos plásticos flutuando no mar para cada meio quilo de plâncton.

Fonte: Revista Época nº 421 em 12/06/2006

É VERDADEIRO OU FALSO?





Todas as embalagens são recicláveis?

- FALSO. A reciclagem depende de tecnologia e de industrias que aceitem os materiais em escala comercial.



Um objeto quando reciclado volta a ser o que era antes?

- FALSO. Uma garrafa de vidro pode ser reciclada em outra da mesma cor e formato. Entretanto, a maioria dos objetos só podem ser transformados em outros produtos. Copos e garrafas plásticas são reciclados em baldes e cerdas de vassoura; caixas de leite viram placas divisórias ou telhas. Por isso, a produção dos originais continua utilizando sempre as matérias-primas virgens: petróleo, minérios, árvores, etc.



Coleta Seletiva e reciclagem são sinônimos?

- FALSO. Coleta seletiva é o processo de recolher os resíduos selecionados. Reciclagem é a atividade de destruir os resíduos e aproveitá-los na produção de novos bens.



Consumimos 40% alem da capacidade de reposição dos nossos recursos naturais?

- VERDADE. Quando somamos o consumo dos alimentos, da energia e dos recursos naturais, ultrapassamos em mais de 40% a capacidade atual de reposição de recursos do planeta. E a cada ano aumenta 2,5%. Calcula-se que, se todos os habitantes da Terra consumissem dentro dos padrões dos paises industrializados, precisaríamos de três planetas para suprir as atuais taxas de consumo humano.

Lixo no Lixo - SWU



O que é responsabilidade ambiental


Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.

Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual:

- Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos).
- Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto.
- Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água.
- Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos.
- Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta.
- Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia.
- Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas.
- Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados.

Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental empresarial:

- Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa.
- Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo.
- Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.
- Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição. Exemplos: transporte ferroviário e marítimo.
- Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa.
- Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade.
- Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental.
- Dar preferência, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo.
- Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluição de rios e desmatamento

RECICLAGEM


Reciclagem de lixo, plástico, reciclagem de alumínio, reciclagem de papel, 
respeito ao meio-ambiente, coleta seletiva de lixo, reciclagem de plástico 
  

Símbolo Internacional da reciclagem 
  
 
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantangens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. 
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
  Sacolas feitas com papel reciclável
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
  


Símbolos da reciclagem por material

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta. 
Exemplos de Produtos Recicláveis 
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. 
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel. 
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio. 
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado. 

ÁGUA

NOSSA VIDA DEPENDE DESSA SUBSTÂNCIA, POR ISSO PRESERVE-A! 

A maior parte do nosso planeta está coberta pela água dos oceanos, lagos, rios e ribeirões, além das correntes de água subterrânea (lençóis freáticos). Somente uma pequena parte dessa água é doce, e menor ainda a disponível para bebermos.
Nós necessitamos da água para viver, mas muitas vezes gastamos muito mal esse recurso e o contaminamos. Isso faz com que gastemos muito dinheiro e energia em plantas depuradoras para limpar toda a água que sujamos.
A água é um recurso importante que se desperdiça ou contamina constantemente. É necessário lembrar que milhões de pessoas precisam de acesso a serviços melhorados de abastecimento de água, e 2.400.000 precisam de acesso a serviços de saneamento. A África, por exemplo, devido não terem serviço de abastecimento de água adequado e acessível, sustenta uma sociedade muito pobre. Se continuar com essa escassez, num futuro próximo a água será fonte de muitos conflitos armados.

Os oceanos, rios e lagos

A água dos oceanos, rios e lagos, contém grande diversidade de vida, tanto vegetal como animal. O problema é que os usamos como depósitos para nossos lixos, esgotos ou lugares onde jogamos produtos químicos venenosos procedentes das indústrias.

A água subterrânea

Ainda que não possamos ver essa água, ela é muito importante porque a usamos para suprir nossas necessidades, sobretudo quando existe seca, estiagem. O problema é que se jogamos substâncias tóxicas no solo, como tinta, pilhas, com conteúdo alto em mercúrio, a terra as absorve e chegam até a água do subsolo, contaminando-a. Como podemos ver, a água é um bem extremamente necessário, e por isso, é importantíssimo que a cuidemos.

O que podemos fazer?

Os problemas são tão grandes que parecem não ter solução, mas não acredite nisso. O controle está ao alcance de todos. Podemos ajudar a preservar o meio ambiente e a combater a contaminação. É somente uma questão de começar.
Com a chegada do verão, e também das férias, o calor nos convida a estar em maior contato com a água, dos rios, praias, lagos. Quando sair de excursão ou de passeio, evite jogar lixo nesses lugares. Se for acampar, junte o lixo em um saco para jogá-lo depois na lixeira. Não jogue lixo na água da praia nem dos rios. E se notar alguma mancha de óleo, espuma ou algo parecido na água, avise seus pais ou a outra pessoa maior.
O lixo, bem como os excrementos de animais contaminam a água. Uma boa atividade que pode fazer com seus filhos é organizar a limpeza da areia da praia. Se sua família recolhe as latas de refrigerante, pacotes de biscoitos ou salgadinhos, e todas embalagens que utiliza na praia, com certeza estarão dando exemplo aos outros usuários da praia. Recorde que cada ação individual faz a diferença.


Fonte: http://br.guiainfantil.com/meio-ambiente

FIM AOS COPOS DESCARTÁVEIS



Leve essa idéia para o seu local de trabalho, sua escola ou faculdade, para todos os estabelecimentos comerciais e empresas que você conhece!

O plástico usado atualmente para produzir copos descartáveis não é biodegradável e permanece pouco alterado no ambiente por décadas após o descarte. Assim, o uso por apenas uma vez de um copo de plástico, como é hábito geral, seguido de seu descarte, é altamente danoso ao meio ambiente, sem falar na própria produção de plásticos, que gera resíduos tóxicos.

Saiba mais


Plásticos já respondem por 70% da poluição dos oceanos. De acordo com estudo realizado por organizações não governamentais, a concentração de material plástico nos oceanos, antes restrita a alguns pontos, hoje é onipresente nas águas dos mares do mundo inteiro e atingiu níveis inéditos. Segundo a ONU, existem 46 mil fragmentos de plástico em cada
2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos. Isso significa que a substância já responde por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos. Quando o assunto é poluição, o plástico é sempre citado como um dos grandes vilões, pois leva mais de 100 anos para se degradar.
Copos plásticos consomem energia na fabricação, matéria-prima e aumentam o acúmulo de lixo, contribuindo para a emissão de gases.



Sacolas Plásticas x Meio Ambiente

Dicas sobre como acabar com essa praga moderna que deve ser abandonada por nós:

  • Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar o saquinho;
  • As famosas "sacolas de feira" são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;
  • Se a quantidade de compras for  muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras. Algumas redes de supermercados já oferecem esta opção;
  • Caso seu supermercado utilize sacolas biodegradáveis, de preferência para estas; 
  • Dê preferência aos sacos de papel;
  • Verifique as datas de validade dos produtos. Você poderá estar levando um produto que irá para o lixo. Além do desperdício de dinheiro você terá utilizado um ou vários saquinhos á toa;
  • Repense suas compras. Será que tudo que você está comprando será utilizado? Ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Você precisa mesmo do que está comprando ou foi a propaganda que lhe disse para comprar? Quanto menos compras, menos saquinhos serão utilizados.